18 de fevereiro de 2008

A intempérie #1

Ontem à noite estreou na RTP o novo programa da Maria Elisa, Depois do Adeus. Lembraram-se cheias e falou-se do mau planeamento urbanístico português, que ao desrespeitar as especificidades do território, em muito contribui para elas. Nem de propósito.
Sem aviso (onde estavam os alertas da protecção civil desta vez?), acordei para um país alagado. A TVI falava de estradas cortadas em Lisboa, derrocadas, carros naufragados, pessoas mortas.
Lembro-me das inundações nos anos 80 - o Tejo que galgava margens através da minha televisão a preto-e-branco e me amedrontava. Lembro-me dos longos dias sem electricidade, em que tínhamos de usar um candeeiro a petróleo lá em casa, e eu laboriosa, fiz metros e metros de cordão de crochet.
Relatando isto, penso que esse tempo pertence a uma outra vida - pensamos todos.
Na nossa vida confortável, qualquer força da natureza parece inusitada.

Sem comentários: