2 de fevereiro de 2010

Cabrela n' O Independente

"Vila muito antiga, Cabrela, a 20 km de Montemor, parece ter estado desde sempre isolada da civilização. É servida por um único transporte, a camioneta que de manhã leva as crianças para a escola e as traz de volta às oito da noite. (...) Jornais não há; trabalho só fora ou na UCP de Cabrela".

Helena Sanches Osório, "Alentejo Abandona Cunhal", O Independente, nº 14, 19 de Agosto de '88

(Eu tinha 12 anos e mudei-me nesse ano para Montemor.)

3 comentários:

Unknown disse...

Que bonito! Estou-te a imaginar bucólica com tranças pretas vestido às flores a cantarolar pelos campos de cestinho de verga numa mão, morgadinha dos canaviais na outra, a caminho da colectividade...belos tempos...

Maria Filomena Barradas disse...

Tive sempre o cabelo mais ou menos curto, e só li a Morgadinha dos Canaviais no ano passado. A colectividade era a Casa do Povo, e ia lá aos bailes. Assisti lá também, no ringue que ficava por trás, ao espectáculo da pequenita Maria Armanda (aquela do "Eu vi um sapo"). Fiquei com uma foto autografada e tudo :)
O prazer dos livros chegava mensalmente através da Biblioteca Itinerante da Gulbenkian. O meu pai ralhava-me porque me enfiava no quarto e não saía enquanto não tivesse despachado os livros todos.

Unknown disse...

Mesmo assim, belos tempos...Essa foto hoje vale guito no e-bay. Tu guarda-me isso bem.