25 de abril de 2005

As duas, pela marginal

Por motivos vários, a Ana estava triste da tristeza que vem daquele vazio que enche o peito, esmaga o coração, toma conta do corpo todo e torna a vida miserável.
Íamos pela Marginal. Já não havia bilhetes para a peça da Cornucópia e ir pela Marginal, em direcção a Carcavelos, ao Estoril, era um destino como outro qualquer, embora ficasse no sentido oposto a casa. Avançar lentamente pelo trânsito era um acto puramente aleatório.
Talvez a paisagem (o mar à esquerda, as árvores à direita, a Ponte 25 de Abril, ao fundo) incitassem à exorcização de alguns demónios.
Disse ela que se sentia mal e triste com a vida que tinha; mas que, quando estávamos juntas, parecia que estava a viver uma vida que não era a dela, porque tudo parecia possível.
Não sei se nesse momento aquilo era uma cena do Thelma & Louise (não encontrámos nenhum Brad Pitt, não matámos ninguém e nós próprias sobrevivemos para contar a história), mas aquelas palavras deixaram-me comovida.
Senti-me a fada que deixa um rasto de ouro atrás de si, à medida que os sonhos se tornam reais. Que mais pode alguém ambicionar além do reconhecimento do coração que se oferece, da generosidade extrema que existe nesse acto?

1 comentário:

Anónimo disse...

Afinidades electivas:

Por motivos vários, A. estava triste da tristeza que vem daquele vazio que enche o peito, esmaga o coração, toma conta do corpo todo e torna a vida miserável.
Íamos pela Marginal. Ir pela Marginal, em direcção a Carcavelos, ao Estoril, era um destino como outro qualquer, embora ficasse no sentido oposto a casa. Avançar lentamente pelo trânsito era um acto puramente aleatório.
Talvez a paisagem (o rio à esquerda, o mar ao fundo) incitasse à exorcização de alguns demónios.
Disse ele que se sentia mal e triste com a vida que tinha, que ainda não se habituara à incerteza da vida e dos sentimentos. Procurava certezas onde elas não existiam.
Mas o céu de um improvável tom de azul fê-lo dizer: Que bonito! Sorriram desajeitadamente e, por um momento, foram felizes.